Mostrando postagens com marcador colonoscopia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador colonoscopia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Agenda "2016"

Minha última postagem foi a quase um ano atrás. Abandonei vocês e pulei uma revisão oncológica que aconteceu em maio deste ano de 2016. Sem grandes novidades... Sempre fazendo os mesmos exames, o mesmo pólipo continua lá na vesícula sem aumentar de tamanho... Sempre sendo monitorado.

A vida está correndo a quase 100 km/h... 

Hoje aconteceu algo interessante, que me deu vontade de vir aqui e escrever.

Estava mexendo numa agenda antiga que eu tenho. Nessa agenda eu costumava colocar tudo que tinha para fazer mês a mês, às vezes, semana a semana... Listas com coisas pra resolver, ir a banco, comprar CDs, monografia, presente do namorado... Foi muito interessante ver que pouco a pouco haviam ali pequenos sinais que foram se tornando mais frequentes até eu ficar doente... Numa delas tinha: "Comprar Centrum" - um complexo de vitaminas de A a Z, o motivo era a fraqueza frequente que eu sentia, a falta de ar... Era o tumor tomando minha energia.

Lista

É uma lembrança não tão agradável, mas me fez pensar em como era o ritmo da minha vida antes e como mudou drasticamente durante e como hoje tento a duras penas retomar... Estava lá estudar, concurso, pesquisar mestrado, pegar diploma... E então, de repente ao virar a folha o que havia eram vários nomes e telefones de diversos médicos e clínicas.

Médicos, clínicas, exames...

E depois, mais nada além disso. Médicos, clínicas, horários, exames, recomendações. Estudar? Não. Mestrado? Não havia mais espaço para isso. Não havia mais espaço para nada além de médicos, clínicas, horários, exames... Recomendações. Por fim, a última página com algo escrito: "Colonoscopia só em 2016."

Última página

2016 chegou, e a colonoscopia é em dezembro.

Até já já!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Colonoscopia após 1 ano de cirurgia

Finalmente chegou o dia do exame, que demorou mais de um mês da data correta, pois o médico estava viajando em um congresso. E eu queria fazer no mesmo local, já que o tumor foi descoberto lá.

O preparo dessa vez foi diferente. Quatro dias antes já mudei a alimentação, só podia comer arroz, macarrão, pão, ovos, carnes, batata, gelatina e líquidos. Não podia feijão, nem frutas, nem verduras, tudo que tivesse resíduo. Na véspera foi igual, quatro comprimidos de lactopurga e à noite ao invés do muvinlax foi o manitol a 20% misturado com soda. No dia do exame pela manhã manitol de novo. Deu pra tomar tudo por que o manitol não tem gosto de nada. Diferente do muvinlax que tem aquele gosto de água suja e tinha que tomar 4 litros, 2 à noite e 2 de manhã. Com o manitol foi 1 litro de cada vez.


Manitol a 20% - Por favor não tentem fazer isso em casa crianças!

No dia do exame fui com minha cunhada. Já que é um exame que não pode ir sozinho. Conversei com o médico e ele falou sobre o alerta de não ficar fazendo o exame em um espaço muito curto de tempo, se por exemplo no exame que detectou o tumor só havia foco num local, por exemplo eu tinha o tumor no reto, mas no resto do intestino estava limpo. Eu não sei como vai ser, por que Dra. Claudia quer fazer a cada ano, e ele disse que era melhor de 3 em 3 anos, principalmente por que eu havia feito uma retossidmoidoscopia flexível 6 meses atrás. Enfim, vou ver o que Dra. Claudia diz. 

O exame correu tudo certinho. Dessa vez dormi mais que antes, e nem lembro de quando saí da sala, só lembro já sentada na cadeira, e falando do atestado pra levar ao trabalho. O resultado do exame está OK. Tudo limpo. Quando cheguei em casa, caí na cama e dormi até a noite... Quando acordei, comi um pãozinho integral com ovos e queijo, não deu meia hora pra começar a náusea e logo depois vomitei tudo.  Comecei a sentir calafrios então dormi de novo. Hoje não fui trabalhar, por que sem comer esse tempo todo iria ter um siricutico antes de chegar no trabalho. Então acordei e comi apenas algumas bolachas com um ovinho frito. E vou me alimentando assim, aos pouquinhos... 

Agora é aguardar as consultas: Procto, Onco, Radio, e de exame só faltam os de sangue e urina. Comprei o remedinho da gineco, e após um mês de uso eu volto lá. E também tem a consulta com o médico de reprodução. E assim está encerrado o ano de 2013. Quero um presente de Natal, por favor menos médicos em 2014. É pedir muito?

;)


sábado, 25 de maio de 2013

Tristeza vai, tristeza vem, sorriso vai, sorriso vem, cabelo vai, cabelo vem...

Cheguei para trazer as notícias. Ás vezes eu sumo, ás vezes a tristeza vem, ás vezes... Como eu havia falado antes, neste mês de maio fiz o exame da retossigmoidoscopia. O preparo foi tranquilo e o exame também, um pouco de sangramento, mas que no outro dia já estava ok. O médico foi bem tranquilo, o exame é rápido. E depois que deitei na mesa, só lembro de ter dito a moça: "É agora já tá dando o soninho". E puft, apaguei.

O exame era para verificar a anastomose (junção das partes do intestino) do reto e cólon. Eu fotografei, na verdade, para vocês visualizarem a foto do antes e depois:




As três imagens acima foram da colonoscopia de 17/04/2012, e as quatro abaixo são da retossigmoidoscopia de 22/05/2013. Praticamente um ano depois. Dá pra ver bem o tumor. Ainda não levei o exame para a procto, mas já mostrei ao médico da radio que disse que a anastomose está ótima! Realmente quase não dá pra ver a junção.

Quando cheguei lá na radioterapia, não tinha ninguém, a máquina provavelmente estava quebrada. Sempre que vou lá, respiro fundo antes de entrar pela porta de vidro da radioterapia... É uma sensação de alívio indescritível. A quimio é horrível, mas a radio é penosa. Anyways... Levei o resultado do CEA, a última ressonância e este exame pra Dr. Ernesto, que disse que eu estava de parabéns, anotou lá umas coisas, e me pediu pra voltar com 6 meses de novo. Quando eu estava saindo, a moça da recepção que trabalha à noite tinha chegado, passei por ela, e foi legal vê-la, dei um sorriso do tipo "oi, estou bem!" e ela deu aquele sorriso super feliz do tipo "que bom que você está viva!".

Farei a nova ressonância semana que vem. E aí acabam as coisas de maio. Mas, já tenho coisas marcadas para junho. Duas consultas para resolver os "problemas ginecológicos" e visitinha na onco, pra levar o resultado desta ressonância que farei. Prometo aparecer por aqui, antes do resultado da RM. Desabafar um pouco... Tenho me sentido muito cansada ainda, muitas dores... E como eu disse, de vez em quando bate a tristeza... 

Ah, meu cabelo está crescendo... Não fiquei careca, vocês sabem. Mas caiu horrores... E estou indo na cabeleireira pra fortalecer o bixinho. Ela hoje me chamou de cebolinha. kkkkkkkk Por que tá nascendo um monte de cabelo novinho e fica tudo pra cima, tá uó! Por que tá engraçado, um monte de cabelo pra cima no meio da cabeça. Isso é bom, os que caíram estão crescendo, dá uma sensação de que estou renascendo.

Beijos.