Mostrando postagens com marcador colon cancer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador colon cancer. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Agenda "2016"

Minha última postagem foi a quase um ano atrás. Abandonei vocês e pulei uma revisão oncológica que aconteceu em maio deste ano de 2016. Sem grandes novidades... Sempre fazendo os mesmos exames, o mesmo pólipo continua lá na vesícula sem aumentar de tamanho... Sempre sendo monitorado.

A vida está correndo a quase 100 km/h... 

Hoje aconteceu algo interessante, que me deu vontade de vir aqui e escrever.

Estava mexendo numa agenda antiga que eu tenho. Nessa agenda eu costumava colocar tudo que tinha para fazer mês a mês, às vezes, semana a semana... Listas com coisas pra resolver, ir a banco, comprar CDs, monografia, presente do namorado... Foi muito interessante ver que pouco a pouco haviam ali pequenos sinais que foram se tornando mais frequentes até eu ficar doente... Numa delas tinha: "Comprar Centrum" - um complexo de vitaminas de A a Z, o motivo era a fraqueza frequente que eu sentia, a falta de ar... Era o tumor tomando minha energia.

Lista

É uma lembrança não tão agradável, mas me fez pensar em como era o ritmo da minha vida antes e como mudou drasticamente durante e como hoje tento a duras penas retomar... Estava lá estudar, concurso, pesquisar mestrado, pegar diploma... E então, de repente ao virar a folha o que havia eram vários nomes e telefones de diversos médicos e clínicas.

Médicos, clínicas, exames...

E depois, mais nada além disso. Médicos, clínicas, horários, exames, recomendações. Estudar? Não. Mestrado? Não havia mais espaço para isso. Não havia mais espaço para nada além de médicos, clínicas, horários, exames... Recomendações. Por fim, a última página com algo escrito: "Colonoscopia só em 2016."

Última página

2016 chegou, e a colonoscopia é em dezembro.

Até já já!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

2 anos NED (No Evidence of Disease) #cancerfree

18 de Fevereiro de 2015 e exatamente 2 anos atrás eu estava começando o último ciclo de quimioterapia adjuvante no tratamento de um adenocarcinoma de origem intestinal localizado no reto médio/superior. Um tumor maligno.

Quando penso nessa frase, a quantidade de coisas que vêm a minha cabeça é tão grande. E é quase impossível não encher os olhos de lágrimas. Era minha última quimio e eu estava já com plaquetopenia, mas fomos em frente, afinal era a última! Já não aguentava mais... O que valeu é que o tratamento deu certo. Não é?

Ontem vi um filme, e parecia que em pequenas partes estava vendo o meu filme... 50%, a história de um rapaz que nunca fumou, nunca bebeu, sempre fez tudo direitinho na vida e boooom, um câncer aos 27 anos. Sorteado na pior loteria que há. Ele tinha 50% de chances de viver. Eu lembro que pro meu CA eram 5 a 10 anos de expectativa de vida... Cada um tem o seu. E era tudo igualzinho... Fazer quimio, procurar gânglios no pescoço, mostrar a língua... Olhar o peso e depois a cadeirinha com maquininha e 4 horas de remédio... Ver todo mundo, fazer amigos na quimio ou na radio, perceber-se o único jovem ali... Tudo igual, só muda onde está o tumor.

Uma coisa que me fez pensar quando vi o filme, foi em relação aos amigos, e as pessoas que se afastam... Às vezes vejo cada história por aí. Isso posso dizer que não tive. Pelo contrário, todos os amigos que estavam distantes por motivos naturais, afinal a gente cresce e deixa de se ver todo dia, todos meus grandes amigos vieram me ver, e ficaram perto de mim de alguma forma, mesmo longe fisicamente. Houveram visitas amáveis e calorosas. Posso um dia não ter nada na vida, mas grandes amigos sempre terei. Isso me emociona. Ah! Que coração mole.

2 anos free da doença, mas não dos médicos e exames... Hehehehe. Nem tudo são flores. Médicos, praticamente todo mês tem. Em abril, novos exames para mostrar tudo em Maio para oncologista. Dra. Roberta, lembram? 

E no próximo mês, na primeira semana de março, dia 06, espero você de azul comigo no Dress in Blue Day!



Colon Cancer Awareness 
Prevenção é o melhor remédio

sexta-feira, 7 de março de 2014

Conscientização do câncer colorretal/intestinal #dressinblueday

Mesmo cansada tive que vir fazer esta postagem. Hoje é um dia importante. Por que? Hoje é o dia nacional de conscientização a respeito do câncer de colon/reto/intestino lá nos EUA. E por que não divulgar aqui no Brasil? 

O motivo de se escolher uma data, é ampliar o debate, a informação que muitas vezes não damos a devida importância. O dia escolhido é a primeira sexta-feira do mês de março. Acho importante levantar esta bandeira, afinal sou uma sobrevivente, e só eu sei como lutei em busca de informações e como foi difícil encontrá-las, principalmente este CA em pessoas na mesma faixa etária que a minha. Este foi o motivo também da decisão de colocar tudo aqui neste blog. E não me arrependo, cada dia que passa, mais pessoas chegam até mim por meio dele, contando suas histórias, de parentes que acabaram de ser diagnosticados, e aqui encontram um norte. E principalmente, não se sentem sozinhos.

Então, vista-se de azul comigo. #dressinblueday está aí para te lembrar que é possível sobreviver ao câncer coloretal, principalmente quando diagnosticado precocemente e não se espalhou ainda para outros órgãos. É um câncer de crescimento lento , leva cerca de 5 anos para "dar algum sinal" como sangramento nas fezes ou dificuldades de evacuação. Por isso mesmo pode se tornar letal, são apenas 4 estágios e o último é a metástase, descobri o meu no estágio 3, na iminência de uma metástase. É o terceiro tipo mais comum no mundo, e o segundo em número de mortes. Ou seja, é importante ficar ligado, ter tido esse câncer aos 29 anos, me fez perceber que ninguém está imune.


Eu sobrevivi ao câncer, e sou uma vencedora!
Mês passado também comemorei 1 ano #cancerfree, um ano de remissão, curada, e sem sinal da doença. Êêêê, parabéns pra mim. Quando lembro das coisas que passei durante o tratamento, eu penso que, sim, eu devo fazer alguma coisa para alertar as outras pessoas, por que não quero que ninguém sinta o mesmo. Acho que ninguém merece passar por isso. A iminência da morte, logo em seguida a esperança, os sonhos, a não realização, a realização... Os enjoos, os vômitos, o cansaço, o mal-estar, a debilidade do corpo. Descobrir que não há nada mais feliz do que conseguir levantar da cama. E que não há nada mais triste do que não poder fazer nada contra uma "cicatriz" permanente...

Se você está na luta, amigo, entenda que, tudo é possível. Que você vai fraquejar em vários momentos, mas que no fundo você só deseja uma coisa imensamente: viver. Viver mais do que tudo. Eu insisto que você tem que cuidar da saúde, a gente "brinca" muito com a vida... E quando percebe às vezes é tarde demais. Não quero pensar nos mortos. Quero pensar que você não vai ter esta doença, e se tiver você vai ficar bom, e vai aprender a mudar seus hábitos, por você. Por que insisto na alimentação? Por que tumores em órgãos como intestino, estômago principalmente em pessoas jovens é resultado da má alimentação, muitos alimentos industrializados, processados, enlatados... Têm chegado até mim pessoas com 20 e poucos anos com tumores malignos no estômago, sem histórico familiar. Isso é preocupante!

Você tem mais um ano pra se vestir de azul comigo. Pra melhorar seus hábitos alimentares, e lembrar que o câncer colorretal existe, e não "dá só em idoso". Lembrar que existem outras doenças e que você não é imortal, que se você não liga, alguém se importa com você. E se você não ajuda, vai dar trabalho pra quem está do seu lado, por que alguém vai ter que cuidar de você. Poucas são as coisas que você vai conseguir fazer sozinho, às vezes nem tomar um banho... Por favor, não fique bitolado nisso, mas comer um "brócoliszinho", uma vez na semana já ajuda! Ah, e chocolate é uma delícia! Também gosto, e como! 
;)

Beijos! E o jantar?


Sopinha de feijão com arroz integral