Mostrando postagens com marcador câncer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador câncer. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

"Persista", ela falou.

Na última vez que trouxe atualizações da vida pós CA foi em relação a última ida para um médico de fertilização em novembro de 2019. Deixei o exame anti-mulleriano (verificação de reserva ovariana) pra fazer em janeiro junto com a revisão oncológica.

Fiz o exame em janeiro e o resultado foi o esperado: 0,1. Porque não tinha como ser zero. Traduzindo: capacidade ovariana zerada. Mas isso era o esperado. Aproveito para trazer as atualizações da revisão oncológica de 2020, consegui fazer os exames e levá-los para Dra. Roberta antes da pandemia do Covid-19. Consegui até dar um beijo e abraço nela! Minha oncologista preferida! O vírus ainda não estava correndo solto pelo país, estávamos ainda em meados de fevereiro... Hoje sabemos que ele já estava no país, né? Mas em Recife ainda não havia uma potencial infecção.

A consulta para levar o exame ao médico de fertilização estava marcada para março, e como nesse tempo o Corona Vírus já estava oficialmente no país, eu desmarquei a consulta. Depois de 4 meses trancada dentro de casa, e conforme os números de casos de Covid-19 foram diminuindo em Recife e na RMR, decidi ir ao consultório, morrendo de medo, mas fui!

Levei o exame, cheia de esperanças e deu tudo errado. Saí de lá um triste, pois o médico disse que não tinha o que fazer e começou a falar que no meu caso só barriga de aluguel, perguntou se eu tinha irmã... Barriga de aluguel é um negócio meio complicado pra mim, não tenho irmã, e de mais de 40 netos da minha avó, eu sou a mais nova com 37 anos... Ou seja. Nem preciso entrar em detalhes, né...

De toda forma, não vou me estender muito... 

Fui pra casa, e como faço parte de um grupo de "tentantes" (mulheres que por algum problema não conseguem engravidar) pedi opinião das médicas que criaram o grupo e todas me disseram que mesmo com meu útero diminuído, deveria tentar a estimulação do endométrio. Que o médico anteriormente tinha dito que deveria fazer, mas depois mudou de ideia. Uma delas até perguntou quanto tinha de volume no último exame antes da menopausa precoce. Hoje meu útero tem aproximadamente 9 cm3 de volume e no último exame antes do CA tinha cerca de 30 cm3... Ou seja, ele está 3 vezes reduzido. Mas ele é um músculo e está atrofiado, por... Digamos assim, "inatividade".

No dia seguinte, marquei consulta em outra clínica. Uma que eu fui em 2015, para saber as possibilidades na época, a mesma médica disse que era possível tentar a FIV com óvulos doados, que havia passagem para implantação do embrião... Mas eu não voltei lá, pois esperei os 5 anos do CA, porque assim estaria totalmente curada para a medicina.

Nessa semana foi a consulta, e já estou tomando a medicação para estímulo do endométrio. A abordagem da médica é tentar, se não houver resposta, ainda pode aumentar a dosagem e ver o que acontece. Já marquei o primeiro ultrassom transvaginal, que deverá ser feito de forma seriada para acompanhar o possível crescimento.

Não quero e nem pretendo me encher de esperanças. Mas tentar tudo que está ao meu alcance é o mínimo que posso e quero fazer. Uma das médicas do grupo que faço parte me disse que o prazo dado pela médica de 13 dias de medicação para observar crescimento do endométrio ainda pode ser pouco, e se não houver crescimento, que eu não desista. "Persista". Ela falou.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Meu Reino por um Brócolis!

Cheguei de novo para mais uma postagem! Super empolgada, a pedidos dos leitores, estou aqui para falar mais sobre brócolis! Fiquei feliz da vida, pois iria pesquisar e aprender muito mais pra poder levar a informação para mais pessoas! Isso é o máximo! No meu paladar, brócolis só perde para o jerimum (abóbora), que é meu legume favorito. 

Mas, voltando ao brócolis, falo sempre nele por que o som da palavra é ótimo! E ele é uma fofura, sim! É aquela arvorezinha linda e com muitos benefícios! Quando comecei a comê-los descobri que não existia apenas o tipo japonês, mas particularmente eu como só o japonês que costuma custar por volta de 5 a 6 reais.


Brócolis no Instagram

A forma de fazer é muito fácil, é só cortar as arvorezinhas, retirar algumas folhas, lavar bem e colocar pra cozinhar no vapor, assim ele não perde os nutrientes, por que quando cozinha na água, se perde tudo lá. Os benefícios são muitos, e na verdade comecei a descobrir quais eram durante o câncer. Como tive que me preocupar mais com a alimentação, comecei a investir em legumes e verduras, e como torná-los apetitosos. Afinal, quem me conhece sabe que eu sempre odiei verduras. Mas aprendi que muita coisa depende do jeito que fazemos.

Pra dar uma resumida e te convencer dos poderes do bixinho, vou enumerar aqui alguns dos benefícios:

- fortalece o sistema imunológico
- é antioxidante e anticancerígeno
- ajuda na formação do feto durante a gravidez (ácido fólico)
- controla a insulina
- previne doenças cardíacas
- contém muito cálcio e vitamina K (osteoporose)
- cálcio, potássio e magnésio que ajudam a controlar a pressão sanguínea
- vitamina C
- contém sulforafano que ajuda no funcionamento do estômago e intestino, reduzindo o nível de infecção da bactéria H. Pylori
- o ácido fólico também protege contra doenças degenerativas do cérebro

E um dos mais importante, é o bem que ele faz, pasmem, ao pulmão! O sulforafano também elimina bactérias que entram através do ar. Fortalece o pulmão das pessoas que fumam e as que têm uma doença crônica chamada DPOC, que não conseguem exercer essa função, pois os pulmões estão danificados em consequência da doença.

Tudo isso que foi colocado aqui foi provado através de estudos científicos, não é historinha da vovó! É só pesquisar, e ainda vou deixar uns links, pra quem quiser comprovar tudo que foi dito:

Minha Vida | Cantinho Vegetariano 

O legal é ser criativo na hora de preparar, dá uma olhada nesse Muffin de Brócolis. O que você pode achar por aí pelo Reino da Internet não está no gibi! Eu achei até uma pizza de brócolis com mussarela! Imagina trocar por um queijo branco pra ficar mais saudável ainda?! Fiquei até com água na boca! 

Nos próximos dias terei novidades. Chegou a hora de mais uma revisão com a oncologista! E tem também o médico da coluna, pra saber como melhorar os problemas que estou e que tipo de exercício físico poderei fazer regularmente! 

Até a próxima!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Conscientização do câncer colorretal/intestinal #dressinblueday

Mesmo cansada tive que vir fazer esta postagem. Hoje é um dia importante. Por que? Hoje é o dia nacional de conscientização a respeito do câncer de colon/reto/intestino lá nos EUA. E por que não divulgar aqui no Brasil? 

O motivo de se escolher uma data, é ampliar o debate, a informação que muitas vezes não damos a devida importância. O dia escolhido é a primeira sexta-feira do mês de março. Acho importante levantar esta bandeira, afinal sou uma sobrevivente, e só eu sei como lutei em busca de informações e como foi difícil encontrá-las, principalmente este CA em pessoas na mesma faixa etária que a minha. Este foi o motivo também da decisão de colocar tudo aqui neste blog. E não me arrependo, cada dia que passa, mais pessoas chegam até mim por meio dele, contando suas histórias, de parentes que acabaram de ser diagnosticados, e aqui encontram um norte. E principalmente, não se sentem sozinhos.

Então, vista-se de azul comigo. #dressinblueday está aí para te lembrar que é possível sobreviver ao câncer coloretal, principalmente quando diagnosticado precocemente e não se espalhou ainda para outros órgãos. É um câncer de crescimento lento , leva cerca de 5 anos para "dar algum sinal" como sangramento nas fezes ou dificuldades de evacuação. Por isso mesmo pode se tornar letal, são apenas 4 estágios e o último é a metástase, descobri o meu no estágio 3, na iminência de uma metástase. É o terceiro tipo mais comum no mundo, e o segundo em número de mortes. Ou seja, é importante ficar ligado, ter tido esse câncer aos 29 anos, me fez perceber que ninguém está imune.


Eu sobrevivi ao câncer, e sou uma vencedora!
Mês passado também comemorei 1 ano #cancerfree, um ano de remissão, curada, e sem sinal da doença. Êêêê, parabéns pra mim. Quando lembro das coisas que passei durante o tratamento, eu penso que, sim, eu devo fazer alguma coisa para alertar as outras pessoas, por que não quero que ninguém sinta o mesmo. Acho que ninguém merece passar por isso. A iminência da morte, logo em seguida a esperança, os sonhos, a não realização, a realização... Os enjoos, os vômitos, o cansaço, o mal-estar, a debilidade do corpo. Descobrir que não há nada mais feliz do que conseguir levantar da cama. E que não há nada mais triste do que não poder fazer nada contra uma "cicatriz" permanente...

Se você está na luta, amigo, entenda que, tudo é possível. Que você vai fraquejar em vários momentos, mas que no fundo você só deseja uma coisa imensamente: viver. Viver mais do que tudo. Eu insisto que você tem que cuidar da saúde, a gente "brinca" muito com a vida... E quando percebe às vezes é tarde demais. Não quero pensar nos mortos. Quero pensar que você não vai ter esta doença, e se tiver você vai ficar bom, e vai aprender a mudar seus hábitos, por você. Por que insisto na alimentação? Por que tumores em órgãos como intestino, estômago principalmente em pessoas jovens é resultado da má alimentação, muitos alimentos industrializados, processados, enlatados... Têm chegado até mim pessoas com 20 e poucos anos com tumores malignos no estômago, sem histórico familiar. Isso é preocupante!

Você tem mais um ano pra se vestir de azul comigo. Pra melhorar seus hábitos alimentares, e lembrar que o câncer colorretal existe, e não "dá só em idoso". Lembrar que existem outras doenças e que você não é imortal, que se você não liga, alguém se importa com você. E se você não ajuda, vai dar trabalho pra quem está do seu lado, por que alguém vai ter que cuidar de você. Poucas são as coisas que você vai conseguir fazer sozinho, às vezes nem tomar um banho... Por favor, não fique bitolado nisso, mas comer um "brócoliszinho", uma vez na semana já ajuda! Ah, e chocolate é uma delícia! Também gosto, e como! 
;)

Beijos! E o jantar?


Sopinha de feijão com arroz integral

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Desejos e o sentido da vida

Já faz um bom tempo que sumi, né? Minha vida sofreu grandes mudanças e isso tem me tomado muito tempo, e mais... Ela tem corrido normalmente, o que implica que estou indo muito bem, trabalhando, estudando, me exercitando e me divertindo! Ultimamente, a vida tem valido a pena.

Alguns médicos já estão marcados, mas ainda não tenho nada de novo. Essa semana faço a limpeza do cateter lá na quimioterapia e já marco a consulta com Dra. Roberta. O problema de tudo foi o atraso para o exame da colonoscopia... Todos os médicos querem ver este exame. Eu já deveria ter feito e já deveria ter levado para a procto, mas o médico que faz está viajando... Então ficou para dezembro. Enquanto isso estou providenciando os ultra-sons, a ressonância da coluna e a fisioterapia...

Estou caminhando quase todos os dias, e o reflexo disso é inegável. Me sinto mais disposta, com mais energia para levar o dia de trabalho. Por fim tem algo que quero compartilhar, por que foi muito bonito e me emocionou muito. Uma pessoa me entregou um pequeno "presente" feito por ela, é segredo dizer quem foi. Mas o presente consiste numa caixa onde tem escrito "Coisas para Deus cuidar". Dentro dessa caixa eu devo colocar meu desejo e... Esperar acontecer. 

Mas o melhor foi a mensagem que veio junto. O texto falava de mim e exatamente de tudo que vivi. Vou repetir um pedaço por que não é apenas eu quem merece ouvir estas palavras.



"Algumas vezes passei por esses momentos e desisti, aceitando tudo como destino, castigo. Restando o sofrimento silencioso e destruidor. O tempo passou e, de repente, um fato novo me chamou de volta, voltando também a coragem, a força e novas ideias (muitas vezes simples) que nunca haviam me ocorrido e com elas a solução mesmo que essa, naquela hora, não tenha sido aquela que eu queria. Só que depois, analisando com clareza, era aquela a solução perfeita...

... E no fim de tudo fica a certeza de ter sido necessário percorrer aquele caminho doloroso para adquirir experiência, sabedoria, calejar a alma e melhor compreender o sentido da vida e o papel da fé dentro dela."

Obviamente o texto fala de coisas "sobre Deus", mas eu queria que algo que me tocou, pudesse tocar a todos, e não precisa necessariamente falar sobre Deus para isso. Quando li o texto e principalmente essas partes, me vi completamente nele... E enquanto se falava de desejos e sobre colocá-los na caixinha eu agradeci e disse pra ela, entre lágrimas, que infelizmente alguns desejos são impossíveis... Quis dizer na verdade, que não adiantaria colocá-los na caixinha. Chorei.

Ela me abraçou e me disse que "nada é impossível". Mas eu sei que é, vocês sabem que é. Mas eu o escreverei na caixinha... Acredito que essa pessoa nem faz ideia do quanto esse gesto foi importante.