Mostrando postagens com marcador CA colorretal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CA colorretal. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

"Persista", ela falou.

Na última vez que trouxe atualizações da vida pós CA foi em relação a última ida para um médico de fertilização em novembro de 2019. Deixei o exame anti-mulleriano (verificação de reserva ovariana) pra fazer em janeiro junto com a revisão oncológica.

Fiz o exame em janeiro e o resultado foi o esperado: 0,1. Porque não tinha como ser zero. Traduzindo: capacidade ovariana zerada. Mas isso era o esperado. Aproveito para trazer as atualizações da revisão oncológica de 2020, consegui fazer os exames e levá-los para Dra. Roberta antes da pandemia do Covid-19. Consegui até dar um beijo e abraço nela! Minha oncologista preferida! O vírus ainda não estava correndo solto pelo país, estávamos ainda em meados de fevereiro... Hoje sabemos que ele já estava no país, né? Mas em Recife ainda não havia uma potencial infecção.

A consulta para levar o exame ao médico de fertilização estava marcada para março, e como nesse tempo o Corona Vírus já estava oficialmente no país, eu desmarquei a consulta. Depois de 4 meses trancada dentro de casa, e conforme os números de casos de Covid-19 foram diminuindo em Recife e na RMR, decidi ir ao consultório, morrendo de medo, mas fui!

Levei o exame, cheia de esperanças e deu tudo errado. Saí de lá um triste, pois o médico disse que não tinha o que fazer e começou a falar que no meu caso só barriga de aluguel, perguntou se eu tinha irmã... Barriga de aluguel é um negócio meio complicado pra mim, não tenho irmã, e de mais de 40 netos da minha avó, eu sou a mais nova com 37 anos... Ou seja. Nem preciso entrar em detalhes, né...

De toda forma, não vou me estender muito... 

Fui pra casa, e como faço parte de um grupo de "tentantes" (mulheres que por algum problema não conseguem engravidar) pedi opinião das médicas que criaram o grupo e todas me disseram que mesmo com meu útero diminuído, deveria tentar a estimulação do endométrio. Que o médico anteriormente tinha dito que deveria fazer, mas depois mudou de ideia. Uma delas até perguntou quanto tinha de volume no último exame antes da menopausa precoce. Hoje meu útero tem aproximadamente 9 cm3 de volume e no último exame antes do CA tinha cerca de 30 cm3... Ou seja, ele está 3 vezes reduzido. Mas ele é um músculo e está atrofiado, por... Digamos assim, "inatividade".

No dia seguinte, marquei consulta em outra clínica. Uma que eu fui em 2015, para saber as possibilidades na época, a mesma médica disse que era possível tentar a FIV com óvulos doados, que havia passagem para implantação do embrião... Mas eu não voltei lá, pois esperei os 5 anos do CA, porque assim estaria totalmente curada para a medicina.

Nessa semana foi a consulta, e já estou tomando a medicação para estímulo do endométrio. A abordagem da médica é tentar, se não houver resposta, ainda pode aumentar a dosagem e ver o que acontece. Já marquei o primeiro ultrassom transvaginal, que deverá ser feito de forma seriada para acompanhar o possível crescimento.

Não quero e nem pretendo me encher de esperanças. Mas tentar tudo que está ao meu alcance é o mínimo que posso e quero fazer. Uma das médicas do grupo que faço parte me disse que o prazo dado pela médica de 13 dias de medicação para observar crescimento do endométrio ainda pode ser pouco, e se não houver crescimento, que eu não desista. "Persista". Ela falou.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

A sua vesícula fica no seu lado direito do corpo.

Genteducéu!

Deixei vocês sem notícias desde novembro do ano passado! Que feio! Mas para tudo há uma explicação, não é mesmo?! Minha vida mudou um pouco do ano passado pra cá, como vocês sabem estou trabalhando em outra cidade, à 624 km de casa, o que implica cerca de 10 horas de viagem de ônibus até chegar em casa nos finais de semana. Mas vamos que vamos!

Trouxe uma novidade! Aquele pólipo que estava crescendo na minha vesícula já não me pertence mais! Fiz a cirurgia na semana passada! E trouxe "ibagens" pra vocês!

Colecistectomia com curativos
Colecistectomia sem curativos
O nome da cirurgia é Colecistectomia, foi por vídeo e ficam só esses quatro cortezinhos, o que não quer dizer que não doem, incomodam bastante, mas nada comparado com a cirurgia que fiz do intestino, por exemplo... Tanto é, que recebi apenas 14 dias de molho. E 30 dias sem praticar atividades físicas (Sem Pilates... snif snif). Mas o que está me incomodando até agora é a reação alérgica que tive à entubação, coisa que não tive na cirurgia do intestino, onde fiquei entubada por 3h e 30 min. Nessa, foram só 40 min, mas quando acordei a garganta fechava e um lado da boca estava meio inchado como se fossem aftas... Com o tempo foi melhorando, mas até agora estou com uma secreção como se a garganta estivesse inflamada.

Fora isso, dorzinha de leve ao levantar, leve incômodo nos cortes, não posso me abaixar e nem pegar pesos, se sinto muita dor tomo um analgésico e logo passa. É uma cirurgia bem comum, simples e com ótima recuperação, quem precisar fazer, não tenha medo é super tranquilo. Minha alimentação não muda muito né, já vivia nesse esquema de não comer frituras e coisas gordurosas. Ah, dando uma rápida explicação sobre esse órgão, a vesícula biliar tem a função de armazenar a bile que o fígado libera, e a bile serve para quebrar as gorduras. Sem a vesícula, nosso fígado continua produzindo a bile, a diferença é que ela não é mais armazenada, e embora o corpo se adapte com isso, é bom evitar frituras e gorduras. 

Mas o que importa mesmo é que na próxima revisão oncológica, em 2019, não terei mais pólipo nenhum, uma preocupação a menos nessa vida! De resto, o usual... Tenho tomado a medicação para tratar a osteoporose, e este ano ainda teremos a ida à ginecologista para ver como está a minha lombar, através da densitometria óssea. Como pendência, além disso, preciso encontrar um novo médico coloproctologista, pois a que me atendia saiu da Unimed assim como o meu cirurgião.

É isso! Felicidade define! Só faltam essas duas pendências e me livro de médicos até o ano que vem!
Beijos e abraços! Até a próxima!